Planejamento e controle de produção: Como tornar o processo mais transparente e eficiente

Realizar o planejamento e controle de produção é fundamental para qualquer empresa. Isso porque os dados do chamado PCP, que tem como principal objetivo controlar o fluxo produtivo, servem como uma importante ferramenta de suporte para a tomada de decisão.

O planejamento e controle de produção é responsável pela definição de todos os recursos e funções operacionais. Entre os processos contemplados, estão planejamento, programação e controle.

Quer saber como implementar a estratégia de forma mais transparente e eficaz em seu negócio? Então, confira o nosso post!

Quais as etapas do planejamento e controle de produção?

Como dissemos, são basicamente três passos para implementação do PCP.

Planejamento: o que será produzido e com quais recursos;

Programação: definição dos recursos destinados e sequência do fluxo produtivo;

Controle: monitoramento dos processos produtivos e correção de desvios.

Na prática, o PCP envolve todas essas etapas relacionadas, por exemplo, à entrada de produtos, saída de pedidos, gerenciamento de estoque e localização de mercadorias. Desse modo, a gestão pode guiar as ações de forma mais ágil e organizada.

Inclusive, para que o planejamento e controle de produção seja realmente assertivo e eficiente, é necessário estruturar as etapas da produção de acordo com:

  • Previsão da demanda;
  • Planejamento da capacidade de produção;
  • Planejamento mestre e agregado da produção;
  • Programação detalhada da produção;
  • Controle de produção;
  • Setores envolvidos;
  • Ferramentas de suporte.

Assim, é possível criar um fluxo de trabalho produtivo visando melhores resultados. Ou seja, um planejamento e controle de produção bem estruturado permite o aumento da eficiência, a redução de custos, a minimização de desperdícios e de gargalos.

Como fazer um planejamento e controle de produção eficiente?

Uma das principais vantagens do planejamento e controle de produção é o conhecimento de todos os recursos operacionais necessários aos processos e sua utilização.

Para que as atividades necessárias ao PCP ocorram de forma eficiente, otimizada e menos suscetível a falhas humanas, é necessário integrar áreas e contar com recursos tecnológicos que facilitem o dia a dia.

Para isso, é importante adotar sistema de gestão empresarial integrada para auxiliar as empresas. Confira as funcionalidades que colaboram para o desenvolvimento do PCP:

  • Gestão de estoque e depósito: permite o gerenciamento a partir de vários modelos de custos, dados mestres de itens e diversas unidades de medidas e preços.
  • Gestão de localização no depósito: gerenciamento de vários depósitos, dividindo cada um em diversas subzonas, além de estabelecimento de regras de alocação, otimização do movimento de estoque e redução do tempo de seleção.
  • Controle de entrada e saída de mercadorias: registro de fluxo, monitoramento de locais e transferências de estoque, ativação de remessa e execução de inventários de estoque e rotativos.
  • Planejamento de produção e material: criação e monitoramento de listas de materiais de vários níveis, emissão e liberação de ordens de produção manualmente ou por confirmação, e manutenção dos preços de listas de materiais globalmente.
  • Relatórios: geração de relatórios eficientes com dados em tempo real e visualização em vários formatos ou painéis.

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O SAP Business One permite que as pequenas e médias empresas tenham acesso a dados de entrada e saída de pedidos, estoque e localizações de itens com precisão absoluta.

Além disso, é possível otimizar os estoques usando por exemplo:

  • Custos padrão.
  • Média de movimentação:
  • FIFO (sistema usado para organizar estoques em armazéns);
  • Entre outros métodos.

Todos estes processos ajudam a monitorar os níveis de estoque e acompanhar transferências em tempo real. É possível ainda aplicar descontos por volume ou por clientes e executar relatórios que revelam seus impactos.

A tecnologia, totalmente escalável, flexível e integrada, tem outras funcionalidades como:

  • Gestão financeira;
  • Vendas;
  • Relacionamento com o cliente;
  • Controle de aquisições e estoque;
  • Inteligência comercial;
  • Análises e relatórios.

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